top of page
887A8973.jpg

Minha Abordagem

“O que me moveu a buscar a especialização em Cuidados Paliativos é que eu sentia a necessidade de cuidar dos meus pacientes de uma maneira mais COMPLETA, olhando não só para o tratamento da doença oncológica, mas também para um cuidado primoroso e detalhado dos sintomas e dos efeitos colateriais. Sendo paliativista, consigo atuar dentro da Oncologia e também dentro de outros tipos de sofrimento que o tratamento, o diagnóstico e a doença trazem."

Oncologia Clínica

A Oncologia é a área da medicina que é responsável pelo diagnóstico, estudo e tratamento do câncer.

Além disso, com essa especialidade, também ajudo os pacientes na prevenção da doença.

Como oncologista, também desenvolvi habilidades comportamentais - sobretudo de comunicação - para, assim, garantir um cuidado humanizado para meus pacientes e familiares.

Cuidados Paliativos

Essa abordagem tem dentro dos seus propósitos oferecer autonomia e qualidade de vida a todos que enfrentam uma doença ameaçadora da vida.

Os Cuidados Paliativos buscam aliviar sofrimentos e sintomas, em suas demandas física, social, psicológica e espiritual.

Não são sobre morte, mas sim sobre valorizar a VIDA e - antes de mais nada - buscar torná-la o mais significativa possível, em diferentes aspectos.

Depoimento de paciente

Em 7 de outubro de 2019 meu marido partiu.
Mas tivemos um grande alento, quando, no início da doença, em fins de 2015, nos foi indicado uma profissional da área da oncologia, a Dra Mariana.
Entregamos nas mãos dela quase nossos corações, tal sua dedicação, e quantas vezes eu fiquei me perguntando: em que fonte uma médica dessa área, a oncologia, tira a força e a luz, quando lê nos olhos do familiar que este sabe que seu ente querido vai partir?
Embora o paciente nem sempre acredita que seu mal seja derradeiro, creio que Deus esteja muito presente no coração desses médicos para a tarefa de se dedicar a pacientes com câncer.
Meu marido confiava tanto na Dra Mariana que, sempre que voltávamos do acompanhamento ele se sentia revigorado, e ela pode testemunhar o fato de que ele nunca perdeu a esperança. Gostava muito dela, tal seu envolvimento.
O acolhimento em seu consultório era uma visita prazerosa, as consultas de rotina foram sempre com alguma novidade na área, e até mantínhamos alguma conversa informal, que sei, ela com muita compreensão, sabia que nos faria bem.
Foram quase 4 anos de visitas. A consulta, as perguntas, as repostas, as conversas...um novo tratamento... 
Criamos um elo emocional de agradecimento e carinho para com essa médica que nunca nos deixou sem uma resposta, uma palavra de força, e que sempre ficou alerta às novas medicações, pesquisando e se inteirando para o bem-estar do paciente e familiares.
Sempre nos fez sentir seguros, nunca deixou margens para que duvidássemos de sua atenção em relação a todo o processo do tratamento, e isto é algo de grande importância, é profissional e afetuoso ao mesmo tempo.
Foi uma etapa em nossas vidas que jamais será esquecida, embora meu marido tenha partido, fortaleceu em nós a certeza de que uma médica dedicada e querida como a Dra Mariana, que foi para com ele, e de certeza é para com todos, não é só uma médica, é capaz de curar um coração partido também.

- N.B.P (familiar de paciente)
 

887A8986.jpg
Minha Abordgem
bottom of page